quinta-feira, 3 de março de 2011

Uma breve introdução sobre Fanzines

Por Helio Guilheme Andreoli Marcondes

Uma das artes mais conceituadas da arte underground, de fato é a manifestação radical, impressas em fanzines, essa forma diferenciada de manifestar as mais diversas opiniões e sentimentos. O Fanzine se tornou uma forma “cult” de trazer informação e entretenimento para as pessoas de uma forma bem singular e simples, normalmente se vêem em formatos de fotocópias em preto e branco, ou com algumas páginas coloridas. Uma de suas características principais, é que a sua estrutura não necessariamente precisa seguir um padrão específico, diferente das revistas ou comics que seguem criteriosas formas artísticas e de editoração gráfica.
Diante desse fato, muitos jovens artistas aderem ao formato de fazines, como opção de ilustrar suas obras, sendo uma das formas mais livres e práticas de se publicar uma obra de literatura gráfica, fugindo da burocracia de Editoras. Outra vantagem encontrada é relacionada ao custo benefício, por ser um meio de comunicação mais barato, pode ser facilmente produzido e publicado, sem a necessidade da interferência de Editoras e Gráficas. Podem ser impressos em casa, mesmo que alguns, não tenham a qualidade gráfica desejada para concorrer no mercado mas dependendo da publicação, ela pode ter uma qualidade surpreendente, ainda mais com as novas opções de hoje, de programas específicos de desenho e editoração gráfica, sendo atualmente ferramentas fundamentais para realizar um bom trabalho e o meio mais moderno de se fazer uma publicação independente.
Como disse anteriormente, o fanzine, é uma publicação independente, podendo ser feita de modo individual ou no coletivo, que versam sobre os mais diversos temas e movimentos, mas de onde exatamente vem a expressão “fanzine”, muito se fala de onde surgiu a palavra Fanzine ou simplesmente “zine”. Nos atuais dicionários, podemos encontrar as seguintes afirmações:
1) s.m. Publicação elaborada por e para amantes de ficção científica, histórias em quadrinhos, cinema etc.
2) fanzine fan.zi.ne s.m (ingl fan+(maga)zine) Publicação de imprensa alternativa, geralmente dedicada a assuntos musicais e outras manifestações culturais.

Como visto acima, entende-se que a expressão fanzine, é a junção da palavra inglesa “fan” e a adequação da expressão “zine”, que advém da palavra “magazine” formando assim uma única palavra “fanzine”, ou como uma tradução literal, “revista de fan”.

Antigamente, não se precisa quando surgiu, efetivamente os “fanzines”, mas a sua criação ideológica é originária da Inglaterra, através dos movimentos revolucionários dos estudantes, logo após a manifestação e expansão da musica e do movimento punk na Europa. Mas publicações independentes, já existiam na antiguidade, só não eram rotulados como “fanzine”.

Por ser uma forma livre e independente de manifestação de arte, seus autores não necessariamente precisam ter um motivo específico para publicar um fanzine, normalmente é usado como parte de portifólio de alguns artistas e escritores, mas não precisam de um motivo específico, pode simplesmente ser a pura manifestação do pensar e criar uma obra artística.

Alguns fanzines são e foram tão bem reconhecidos pelo publico, que viraram publicações de grande sucesso, e franquias publicitárias de um bom negócio, fazendo com que seus autores e suas obras fossem reconhecidos internacionalmente, como a máxima criação de Kevin Eastman e Peter Laird, criadores da famosa série lançada em um “comic book” as Tartarugas Ninjas, ou Teenage Mutant Ninja Turtles;



Kevin Eastman e Peter Laird Teenage Mutant Ninja Turtles


O mesmo ocorreu com outro criador que lançou sua publicação que foi um grande sucesso, como o autor, o escritor e artista James O'Barr que criou “O Corvo” nos anos 80, em resposta a uma tragédia pessoal, em que sua namorada, Beverly, de dezoito anos, foi morta por um motorista bêbado.


James O'Barr o Corvo – Bradon Lee como o corvo no cinema

Essas são apenas algumas obras que servem como exemplo de que, uma boa idéia pode gerar um bom negócio e ótimas franquias, o que começou, com uma simples publicação, passando pelos comics book em preto e branco, foram adaptadas para outras formas de mídia, como cinema, desenhos animados, músicas, entre outras. Muitas das grandes idéias podem surgir de um simples fanzine e podem se tornar grandes publicações de sucesso, basta ter boa criatividade e vontade.

2 comentários: