terça-feira, 5 de abril de 2011

HIRO KAWAHARA

por Cauê Mathias

90% das pessoas que estão lendo este post agora, já conhecem as ilustrações dele, de uma forma ou de outra.
Hiro já fez e continua fazendo parte da infância de muitos, tirando a graça de muita lembrancinha do Mc Lanche Feliz e garantindo o entretenimento gastronômico dos mais crescidos.

O cara simplesmente idealizou e ilustrou (ilustra) as lâminas de bandejinhas do Mc Donalds,
aquelas que a gente sempre se pega entortando a cabeça pra ler, e que fica puto quando derruba o refrigerante em cima.

Alguns podem tomar como uma simples jogada genial de marketing, e realmente é, mas me atrevo a dizer que Hiro é um dos brasileiros que mais divulga a arte de ilustrar hoje em dia dentro do país, pelo fato do fenômeno cultural que as lâminas de bandeja se tornaram de alguns anos pra cá.

Afinal quem nunca se pegou lendo elas? Você pode até ser contra o Mc Donalds, eu também não sou o maior fã, mas posso afirmar que Hiro me inspirou, e acho que não só a mim, a desenhar desde pivete, com sua ideia simples, mas nada simplória.

Mas Hiro não é só bandejinha não. O quase biólogo que deu um pé na bunda da faculdade pra fazer o que realmente gostava outro ponto que me faz admira-lo. Trabalha a anos com ilustração editorial e publicitaria, sem falar no seu blog que cuida com bastante esmero, com resenhas e fontes de referência muito legais, e suas ilustras e projetos tanto pessoais como de trabalho.

O cara também é um dos cabeças do encontro mensal de ilustradores Bistecão Ilustrado, que acontece toda ultima sexta feira do mês, no Sujinho, famoso restaurante de São Paulo. Um encontro casual que consiste praticamente em tomar cerveja, comer bisteca, trocar figurinhas com desenhistas mais experientes e desenhar, desenhar e desenhar mais um pouco.

A vontade de Hiro de não só ilustrar, mas de se entregar a ilustração, fazer quem gosta de desenhar e mesmo quem só aprecia, gostar e apreciar ainda mais, mostrar que dá pra trabalhar fazendo o que se gosta e principalmente que ilustrador é uma profissão como outra qualquer, não uma simples brincadeira de criança feliz que acabou de ganhar um Mc lanche.

É assim que lhes apresento nosso rechonchudo herói nipônico: Mestre Hiro Kawahara!

LINKS:


Portfolio: www.hiro.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário